quarta-feira, 7 de abril de 2010

Skol - Desce redondo?

Olá pessoal.
Primeiramente um 2010 de muitas alegrias e paz para todos aqui e que possamos brindar com mais frequência a harmonia do mundo.

O primeiro post do ano vai para a cerveja mais popular (?) do país - a Skol.
Você conhece a história dessa cerveja? O que acha dela? - Nos escreva.

Curiosamente, a Skol não é originalmente uma cerveja brasileira. Ela foi lançada em 1964 na Europa pela dinamarquesa Carlsberg (Aquela que estampa seu patrocínio nas camisas do Liverpool) e chegou ao Brasil em 1967 pela cervejaria Rio Claro, que adquiriu seus direitos por aqui. A Skol obteve grandes resultados lá fora, ficou famosa e caiu no gosto popular
Não demorou muito e a cervejaria carioca Brahma adquiriu a marca para uso no país.

A Skol sempre foi uma cerveja de vanguarda no que diz respeito a marketing e embalagens. A partir da década de 70 começou a revolucionar o mercado brasileiro de cerveja com o lançamento da primeira lata em folha de flandres (1971); a primeira lata em alumínio (1989), permitindo a conservação da cerveja gelada por muito mais tempo; a embalagem long neck com tampa de rosca e a de lata de 500ml (conhecida como latão da SKOL) em 1993; a nova versão da embalagem long neck de 355ml, dentro do padrão internacional para embalagens descartáveis, em 1996; e a primeira lata com boca redonda em 1997. 
Isso sem falar nos inúmeros festivais de música associados a marca.

E você sabe o que significa "Skol"?
Na língua sueca, Skol (escreve-se skål) significa “à sua saúde”, expressão que muita gente usa antes de fazer um brinde.

Mas e aí, só isso faz dela uma super cerveja? 
Depende do ponto de vista. Se for o do marketing, não tenho  dúvidas. Ainda mais que a marca agora é da Inbev, a maior cervejaria do mundo fruto da união da já gigante AmBev com a Interbrew belga.
Porém, em termos de sabor não é bem assim. A minha opinião (e é somente MINHA - ainda que muitos possam compartilhar) é que falta sabor de cerveja nesse líquido. Sua coloração é muito clara, o que é comum nas cervejas muito leves, seu cheiro é metalizado - principalmente quando está na temperatura ideal para apreciação de cervejas, que não é estupidamente gelada - e na boca tem muito, muito pouco gosto de malte, lúpulo ou qualquer outro componente da cerveja que não a água. A Skol não é uma aberração do mundo, é uma tendência que, infelizmente, domina o mundo. Estamos cada vez mais bebendo cervejas piores. A Skol é designada na AmBev (soube de um funcionário de lá) como cerveja de preço, ou seja, importa é seu preço baixo e não exatamente sua qualidade. Assim também são designadas a Brahma e a Antártica. Mas tome Budweiser (EUA), Quilmes (ARG), Dos Equis XX (MEX), etc e terá a mesma sensação - há muito pouco de Cerveja (com "C" maiúsculo) nessas marcas. Cerveja para ficar doidão e não para sentir prazer com seus aromas e gosto. 

A Skol ainda hoje é comercializada lá fora e continua a mesma.
Skol em uma prateleira autríaca. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário