quinta-feira, 7 de julho de 2011

Caracu

A cerveja de hoje é fácil. Quem nunca topou com esse touro pela frente e suas receitas, não esteve no Brasil.
A Caracu é uma das mais antigas cervejas do país e outra que em dado momento foi encorporada pela Ambev.
Lançada em 1899 (!!) foi a primeira cerveja tipo Stout da América Latina.
Desde 1996 vem passando por renovação de sua marca na mídia. Apesar de ser achada em qualquer rincão do país, não é costume, pelo menos aqui no Rio de Janeiro, acharmos um bar onde tenha mais de uma pessoa bebendo-a.
Ouvia-se muito que era bom para mães de recém-nascidos tomar Caracu porque ajudaria na produção de leite. Isso já foi posto abaixo. No entanto, receitas culinárias com Caracu são bem comuns e a própria marca vai oficializar em breve as mesas e incentivá-las através da distribuição de folhetos.

Ela é uma Sweet Stout, uma variação mais adocicada do tipo. Super escura, como toda stout deve ser, e mantendo a marca da torrefação do malte peculiar também do estilo, Caracu é uma boa pedida quando estamos em meio aos líquidos mais comerciais do Brasil que ousam chamar-se por cerveja.
Não é a melhor das stouts e não é puro malte, uma vez que é elaborada com milho ou arroz em sua composição. Mas é uma cerveja interessante.
Cheiro forte de malte torrado e doce, café ao fundo. Aparência da espuma é volumosa, marrom e densa, mas não persiste tanto no copo. Média carbonatação. Na boca vai do doce ao amargo do malte torrado rapidamente. Sua graduação alcoólica é de 5,4%. Boa para o inverno.
De fato, se não gosta de cerveja escura, mas quer aprender a tomá-la, não inicie por essa ou por nenhuma outra stout. Prefira uma lager estilo dunkel.

2 comentários:

  1. Para mim é a melhor cerveja do mundo ! A produção nacional não é grande como as outras mas posso dizer que anualmente eu devo consumir uns 5% da produção nacional.

    ResponderExcluir
  2. Agora a moda é entender ate de quimica fisica biologia pra falar de algo que faz parte da nossa vida, to contigo Mário e tomo mais uns % desta melhor cerveja do mundo,abraço!

    ResponderExcluir