sábado, 7 de maio de 2011

Leffe Brune [Belga]


Hoje vamos falar de #cervejadeverdade, aproveitando que ontem foi o dia do movimento cervejeiro no twitter. Falo da Leffe entre outras razões porque hoje em dia a achamos facilmente em mercado, pelo menos aqui no Rio de Janeiro. O motivo disso é pelo fato dela ser importada pela Ambev.

A Leffe é uma cerveja de abadia, ou seja produzida (pelo menos foi durante muito tempo) por monges. Fundada em 1240 (!!!), leva portanto, o nome da Abadia de Leffe.
É produzida até hoje com a MESMA RECEITA! E é a cerveja tipo abadia mais consumida no mundo. Não há filtragens a - 2°, não há efeito "baiacu" como querem inventar agora, não há palhaçada alguma. A única coisa que há é malte, água e lúpulo. Essa é a receita que desde o século XIII está fazendo sucesso. O Brasil ainda era só dos índios nessa época, minha gente! Faz tempo, hein?!

A Leffe Brune tem um visual fantástico no copo. Sua espuma densa não dissipa com facilidade. Há um tom marrom caramelado levemente puxado ao vermelho escuro lindo. Seu aroma é de malte tostado, café, condimento(?).
Na boca, uma explosão!!!!
Malte tostado, apimentada (menos do que a versão blond), café, gosto de tempo antigo.
Leffe brune é uma cerveja complexa. Teor alcoólico: 6,5%

Curiosidade: na etiqueta de importação que a Ambev coloca na garrafa, diz que entre seus ingredientes há "cereais não malteados" na fórmula. No Brasil isso se traduz em milho e/ou arroz, usados para baratear o processo. DUVIDO que esse seja o caso da Leffe e mais, duvido até mesmo que esses tais cereais não malteados componham a fórmula dessa belíssima cerveja. Seu rótulo original só diz que "contém malte".

É achada por R$ 4,58 a long neck no Mundial e vale cada centavo.

2 comentários:

  1. Fernandes, essa é uma das minhas preferidas.
    Excelente post.

    ResponderExcluir
  2. Hãrre, achei uma ceva diferente. Ontem fui num barzinho da Santa Tereza em São Carlos, degustar a minha tradicional ceva Bohemia, que tinha um quadro na parede, mas não tinha a Bohemia, assim degustei a Leffe, boa, diferente. Sinceramente entre as duas a Bohemia no meu paladar é muito melhor e o preço também muito melhor, assim Leffe fica na prateleira.

    ResponderExcluir